E chegou o final de semana, com ele várias possibilidades de descanso em casa, na quarentena, se comunicar com os amigos e os familiares. São Paulo está com a temperatura bem confusa, mista para falar a verdade. Calor agradável durante o dia e frio durante a noite.
Mas vamos ao que interessa!!! Tem muita gente me perguntando sobre o jejum intermitente, e algumas pessoas aderiram ao hábito de comer a cada 12,14,16,18, 20 e 24 horas, praticante o JI.
Vou responder abaixo algumas perguntas que recebo bastante e dentro do que foi a minha experiência, deixando claro que, o que deu certo para mim pode não dá pra você, e é sempre importante você ter um acompanhamento com profissionais como nutricionistas porque ele vai conhecer a sua rotina, os seus hábitos alimentares e o seu histórico de peso ao longo da vida, o que vai determinar o que for melhor para o seu corpo e sua saúde.
1. O que comer na janela aberta?
Eu tenho falado muito aqui que eu dou prioridade à alimentos saudáveis e crus de preferência. Quanto menos carboidrato melhor também. Salada, peixe, carne, ovo, frutas, sucos sem açúcar.
O que precisa saber é que no jejum intermitente, quando for se alimentar dê prioridade para alimentos com alto valor protéico e muita gordura (gordura boa!) abacate, ovos, carnes, salada, bacon,frutas, castanhas e coma até se sentir saciado.
15% carboidrato (saudáveis)
25% proteína
60% de gorduras boas.
Assim você terá energia o dia todo e não ficará cansada, aliás, quem pratica o jejum intermitente e se alimenta corretamente há uma liberação de adrenalina, deixando a pessoa mais ativa, sem contar os outros hormônios que ficam em níveis desejáveis e saudáveis.
2. Qual é o melhor protocolo?
Protocolo é quando você determina o tempo do seu jejum diário, e é aconselhável que comece aos poucos, de 8 horas vá para 12 horas, depois 14, 16 e por ai em diante, para que seu estômago se acostume com a diminuição de comida. Se for pensando pelo lado metabólico, o melhor protocolo é a partir de 18 horas de jejum. Mas como eu sempre falo aqui, respeite os limites do seu corpo, sempre!
3. Por quanto tempo posso fazer o jejum intermitente?
Gente, primeiramente, o JI não é uma dieta, é um estilo de vida muito antigo, onde pessoas passavam por escassez de comida, e hoje é considerado algo renovador nos hábitos alimentares. Algumas pessoas acreditam que o JI é a cura do corpo, da alma e da mente, lembrando que há diversos religiosos que praticam o jejum em busca de respostas na fé.
Se o seu corpo se adaptar e sua saúde estiver bem, pode levar como um estilo de vida para toda a sua vida!
4. Preciso me preparar para o jejum? Como se prepara?
Isso vai de cada um, de cada pessoa. Eu quando faço sempre me preparo uns dias antes comendo pouco, cortando todas as porcarias e faço o jejum mais tranquila. Vi um vídeo há um tempo atrás de um homem que fez o jejum por três dias enquanto esteva num país asiático, e um dia antes do jejum prolongado só com água, ele comeu um lanche de fast food, o Mcdonald's. Com isso ele sofreu horrores de cansaço, dores de cabeça, fome, foi um horror. Ou seja, ele já começou errado! O estômago dele não foi avisado de nada, não houve um preparo adequado, ele comeu muito um dia antes. Infelizmente a experiência para ele foi negativa em termos de efeitos colaterais, mas ele perdeu 4 kg.
Se quer fazer o JI, prepare o seu corpo comendo menos e cortando açúcares e frituras principalmente.
5. O que pode comer durante o jejum?
Nada. Por isso se chama jejum, certo? Você pode tomar água (aliás, não deixe de tomar água durante o processo!), sucos, chás, café sem açúcar. Eu já disse aqui que não sou fã de adoçante, e nem é recomendável consumir durante o jejum, mas use moderadamente se assim desejar adoçar.
6. JI emagrece sem fazer atividade física?
Sim, porém, é importante que você tenha um atividade para exercitar o corpo por outros fatores além do emagrecimento. Os exercícios físicos podem acelerar ainda mais a perda de peso.
7. Posso ficar de jejum e depois abrir janela com a dieta vegana ou outra?
Pode, desde que você consuma uma variedade de nutrientes para a manutenção do seu organismo. E mais uma vez, se consulte com um nutricionista para melhor orienta-la no caso.
***
Essas são as perguntas que escuto com mais frequência.
Ainda não me pesei depois da última vez quando vi que eliminei no total de 11,300 kg, vou fazer isso mais tarde para ver se eliminei mais um pouco. Ainda não fui dormir, acabei dormindo no meio da tarde e apesar de poucas horas de sono estou bem ativa nessa madrugada.
Essa semana fiz uma refeição por dia, por 8 dias. Comi basicamente saladas e carnes. Procurei variar bastante de alimentos, comi muita beterraba apesar dela ser calórica mas é rica em ferro, assim como fígado bovino, usei e abusei também. Comi muito couve, alface, cenoura, tomate, vagem, brócolis, couvo-flor, rabanete e tomei muita água, suco, café sem açúcar. Me permiti na última refeição comer um pedaço fino de bolo de sobremesa.
Não tomei refrigerante desde que iniciei o primeiro jejum, só isso já me ajudou a desinchar. A garrafinha de água tá sempre ao meu lado, e quando a fome bate eu espremo uma laranja e tomo o suco puro da poupa. Como é fim de semana, vou dar uma folga e comer duas refeições, mas não abrindo mão dos novos hábitos alimentares que estou adquirindo. Fruta e iogurte no café da manhã e saladinha com carne a noite, além de muito líquido durante o dia todo.
Quando eu me pesar mais tarde corro aqui para contar pra vocês!
Vou deixar um vídeo bacana sobre dieta de uma refeição por dia.
Até mais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita.
Proibido divulgar trabalhos espirituais!
Beijos