Dicas de uma jejuante- Jejum intermitente

em sexta-feira, 24 de julho de 2020

10 Exercícios Físicos que Você Deveria Fazer Todo Dia em Casa

Oi, meus amores!

Fiquei uns dias sem atualizar, pois há coisas em atrasos para eu fazer e acabei deixando o blog em último plano essa semana. 

Estou no JI (Jejum Intermitente) por um dia e dois de JP (Jejum prolongado), em escala, conforme eu disse anteriormente aqui. Não me pesei de novo, mas como eu falei, perdi todas as calças que eu tinha, estou até usando umas que estavam aposentadas no guarda roupa da época que eu era bem magrela. 

Você deve estar perguntando quantos quilos eu tinha antes da dieta. Vou explicar. Ano passado cheguei a 80 kg, sendo eu baixinha de 1,57 de altura. Imagina, é muito para o meu corpo. O meu nervo ciático foi um problema que me deixou desesperada por conta do peso. Fui aconselhada a emagrecer e buscar fisioterapeuta no meio do ano. Emagreci 16 kg na época com o jejum intermitente e low carb, em uma média de 1 mês. Na época precisei ficar de repouso então ficava mais deitada do que outra coisa. Depois de um tempo, a dor melhorou bastante e peguei pesado nos treinos eliminando  mais 10 kg em 1 mês, junto com low carb e JI. Ou seja, cheguei no peso de 64 kg, e ainda precisava perder mais. No fim do ano, eliminei mais 8 kg em também 1 mês, com treino, JI, sem low carb.
Ai veio a pandemia, e no começo do ano já tinha começado a relaxar de novo, fiquei e estou em quarentena há 5 meses aproximadamente, e engordei horrores, voltando na marca de quase 70 kg.
Desta vez eliminei 11,300.  E acredito que tenha eliminado mais essa semana, não me pesei novamente. Não estou pegando pesado no JI, estou buscando comer bem em matéria de qualidade na alimentação, mas evitando açúcar, fritura, refrigerantes, alimentos embutidos, processados, e abusando de salada, frutas, água, proteína animal e vegetal. Quando não sinto fome nenhuma na janela aberta eu faço suco detox e depois eu como algo leve (o famoso suco verde). Como estou com 58 kg agora, a minha meta é trabalhar na flacidez, e estou voltando aos exercícios em casa e tomando muita água, porque ela também ajuda a modelar a derme da pele.

Truques meus

 Sempre tenha uma garrafinha de água por perto. Já falei muito isso aqui. Se não gosta de água, pode ser água com gás (com moderação por alto teor de sódio). Pingue gotas de limão, laranja ou deixe folhinhas de hortelã, menta... Ou, tente alternar entre água, chãs sem açúcar, sucos sem açúcar. Minha outra dica é, se não gosta tanto de água, abuse do suco de abacaxi e melancia, que têm grande quantidade água na composição, assim como a laranja e melão. E sem açúcar. E como falei, não sou fã de adoçantes.

 No Jejum Intermitente é essencial o consumo de alimentos ricos em vitamina C, ferro, ácido fólico e fibras. Para que o seu organismo não sofra com a falta deles. Prefira os alimentos crus. Eu procuro não cozinhar nada, como a cenoura, beterraba por exemplo. Já o couve-flor, brócolis eu cozinho no vapor para não perder os nutrientes. Mas estou dando preferência á alimentos que podem ser consumidos crus.

  Quando eu faço a salada eu costumo cortar em pedaços grossos, para que eu pratique a mastigação e coma mais devagar. Isso ajuda também a saciar mais rápido o meu apetite. 

 Há anos que eu como  com hashi, aqueles palitinhos que a gente usa pra comer comida japonesa, coreana, chinesa. Porque me ajuda a controlar a quantidade de alimento que eu pego. Se você usa garfo ou colher, tem a tendência de encher a boca e não conseguir mastigar direito e engole, além de comer bem mais do que realmente deveria. O hashi me ajuda muito nesse processo da mastigação.

 Tem gente que me pergunta se é aconselhável tomar sopa no JI. Não é tão aconselhável. Se for uma sopa com grande variedade de nutrientes, tudo bem, e tomar de preferência duas horas ou mais antes de dormir e só se estiver frio, corpo não sofre tanto com a variação térmica, já que ela esquenta bastante e é uma ótima pedida para períodos de inverno. É preferível que tome ela batida no liquidificador ou processador, e com menos sal possível, opte por temperos naturais e frescos.

 Estamos todos, ou quase todos, de quarentena. Fica difícil manter um ritmo de exercícios, a menos que more em condomínio que oferece uma academia para os moradores. Faça atividades em casa. No YT tem vários vídeos de exercícios bem bacana para você fazer e mandar pra longe a preguiça. Já indiquei aqui o exercício de escada, você subir e descer degraus para trabalhar os músculos da sua perna e bacia. Há inúmeros benefícios, mas não  faça se tiver problemas com varizes por exemplo. Vou deixar aqui no post um vídeo de exercícios para fazer em casa. 

 Biologicamente, somos programados para dormir à noite. Existem fatores que predispõem o corpo a dormir neste período, com a ausência da luz, a queda da temperatura corporal e a produção de melatonina- o hormônio capaz de regular o sono. Se você tem insônia, eu dou uma dica: tome um corpo de chá de maracujá, feito com a poupa de maracujá (com as sementes) e água. Não adoce. Tome ainda morno. Consumir alface como salada na janela aberta no período da noite, também ajuda muito!

 Acho que já comentei aqui que tenho uma queda por doces e chocolates. Para não passar vontade, eu me permito a pegar um pedaço mínimo de chocolate meio amargo quando na "fissura" por doce. Só para sentir o gosto. Mas se for um viciado por doces, evite para não correr o risco de quebrar a dieta.

 Outro truque que uso. Deixo no celular uma foto do meu corpo atual (gordinha de preferência, por agora estou mais magra, no entanto, eu mantenho a foto), de capa. Para todas as vezes que eu desistir da dieta eu abrir o celular e lembrar do motivo de estar nela. Se não quer no celular, deixe em um lugar onde sempre possa ver e se lembrar dos seus objetivos. Tem pessoas que usam fotos de artistas, aquele corpo que querem ter, mas não funciona por muito tempo e acabam desistindo da ideia porque percebem que ter aquele corpo precisa mais do que uma dieta.

 Existe um tempero chamado de tempero baiano, eu acho ele o mais completo possível para substituir o sal ou diminuir o seu uso. Os ingredientes dele são:
  • Cominho: fonte de ferro, fibra, proteína e minerais. Auxilia na digestão, diminuição do estresse e insônia.
  • Mostarda: tem propriedades anti-inflamatórias, principalmente em caso de dores musculares. Possui ferro, cálcio, magnésio, ômega 3, selênio e zinco.
  • Pimenta do reino: auxilia a queima de calorias e melhora a digestão. Possui ferro, magnésio, potássio, zinco e cálcio.
  • Coentro: fonte de ferro, magnésio, manganês e fibras dietéticas. Auxilia o tratamento de doenças do estômago e do intestino.
  • Colorau: tem propriedades excelentes para o corpo como antioxidantes que combate as células de envelhecimento, taninos, vitaminas B2 e B3.
  • Orégano: um poderoso digestivo e ajuda a manter o coração saudável. É antisséptico, anti-inflamatório, possui vitaminas A, C, B e K.
  • Louro: digestivo, estimulante e expectorante.
  • Pimenta: a pimenta calabresa ajuda na queima de gordura e pode ser uma ótima aliada nas dietas. Também ajuda na saúde do coração.
Eu uso em praticamente tudo para substituir aqueles temperos industrializados e diminuindo drasticamente o sal na minha comida e salada. Ele é maravilhoso para temperar frango. Vende nos supermercados mas se for possível, tente conseguir essa mistura fresca, e pode até fazer em casa. Atenção, se tem alguma alergia, sensibilidade ou não pode consumir algum ingrediente dessa mistura, pode substituir por outro ingrediente compartível. 

Por enquanto esses são os meus truques! Agora, segue abaixo o vídeo de exercícios para fazer em casa!


Espero ter ajudado vocês!

Bye!

3 comentários:

  1. Olá boa noite, vc foi a algum dr ou pegou um app, quero fazer,mas queria fazer bem certinho como vc esta fazendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endocrinologista, porque precisei fazer exames para me sentir segura, e no nutricionista pra ela me acompanhar. Deu tudo certinho. Hoje mantenho o peso, faço atividade em casa, e as vezes faço caminhada acompanhada. A minha alimentação é a base de proteínas e fibras. faça como eu, comece aos poucos para sentir os limites do seu organismo, e você saberá com instinto até onde pode ir sem o risco de dar algo errado. Boa sorte.

      Excluir

Obrigada pela visita.
Proibido divulgar trabalhos espirituais!
Beijos

Meus livros

Topo