👪 Seu filho precisa saber que você o ama.

*╔═══❖•ೋ° °ೋ•❖═══╗*
 Oi, gente. 

Hoje resolvi ampliar a lista de assuntos no blog, mais uma vez, e teremos uma sessão sobre pais e filhos, tudo para ter uma maternidade e paternidade feliz e harmoniosa. E o primeiro assunto nessa sessão é sobre o amor que precisamos demonstrar aos nossos filhos, e não é só nos dias festivos, datas de aniversário, natal, etc.
Vou pedir agora para você refletir por um momento sobre isso. Seu filho ou filha, sabe que você o ama? Você demonstra esse amor a ele? Como? 
Sei que, nós pais, temos uma vida corrida, problemas para resolver, e podemos nos encontrar em constantes estresses e cansaço mental, mas não podemos jamais, nos descuidar com os nossos filhos. Sempre que der, é importante deixar seu filho saber que você o ama e se preocupa com ele, e é ainda mais importante ter um tempo com eles, conversar, acompanhar a vida dele, mesmo que este, seja reservado. Se mostre aberta para ele se abrir sem medo e constrangimento. Às vezes, nossos filhos querem perguntar algumas coisas para nós, e que por algum motivo, podem se sentir inseguros, então acabam guardando para eles e descobrem tudo por amigos, internet, e Deus sabe lá o que, certo?
Quando os filhos se sentem amados e cuidados, eles vão sempre levar em consideração o que você deseja para ele, o cuidado que você têm com ele. Quanto mais amados eles sentem, mais respeitarão seus pais. Independente do lar que o abriga, da situação familiar, eles precisam saber que são amados para conseguir confiar em seus pais, para contar com eles quando sempre precisar, e esse mesmo amor será retribuído de volta. 
E na adolescência, como faz? Nós pais, sabemos como é a adolescência, passamos por essa fase e sabemos que nessa época os hormônios ficam malucos, por isso, a mudança de humor dos adolescentes é constante e vem sem avisar. Por isso, é importante também, explicar para o seu filho e filha sobre essas mudanças da infância para a adolescência, principalmente as meninas que ficam muito mais confusas. Aos sete anos, as meninas começam a ter pêlos e os seios começam a nascer. Aos dez ou onze, elas menstruam, e esse é um momento que pode ser assustador para ela, se não for explicado pela mãe, e podem odiar essas mudanças que nunca param, até virarem adultas. E ainda precisa explicar sobre sexo, o interesse pelos garotos, a importância da informação sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
Aí, você vai me dizer que são muito novos para entender ou saber dessas coisas, porém, eu vou enaltecer a importância do seu filho e filha saber sobre isso, para evitar serem tocados por estranhos e, quem sabe, evitar estupros, que costumeiramente acontecem mais com pessoas da família, um tio, primo, avô e até pai. A gente morre de medo de acontecer com os nossos filhos e nunca acredita que alguém da nossa família faria isso com eles. Falo por experiência, é muito mais fácil acontecer dentro da família do que fora dela. Mais uma vez, conversem com seus filhos sobre toques inapropriados em seus corpos, e os deixe seguros sabendo que eles podem contar para você, saberem que estão protegidos, e jamais os deixem sozinhos na casa de um familiar, mesmo que você sinta que pode confiar, porque é assim que eles agem, quando sabem que têm a sua confiança e cometem abusos em que seu filho/filha não sabe se defender. E mais uma vez, o seu amor pode salva-lo, pois eles sabem que se te contar o que acontece, que você vai acreditar e vai protegê-lo. Depois, falarei mais sobre isso aqui, com mais calma.
ღ¸.✻´`✻.¸¸ღ
Eu tenho uma filha de dez anos, e desde que ela estava no meu ventre, eu digo que a amo, até hoje, todos os dias. Se não é com palavras, é com gesto, e sou diariamente retribuída com esse amor dela. E tudo isso, facilita a nossa comunicação, ela me conta absolutamente tudo. Se algo estranho acontece, ela me conta. Se ela tem alguma dúvida, me pergunta. Procuro sempre estar disponível para ela, seja para conversar, passar um tempo com ela, ver um filme, ou outra coisa que ela esteja a fim de fazer, e esses momentos de mãe e filha, de pais e filhos, é extremamente importante para o desenvolvimento emocional deles, firmação de caráter e dá mais segurança emocional para a vida deles. Se vocês não costumam passar tempo juntos, comecem agora, os chamem para ver um filme, jogar um jogo, comerem juntos. Passem mais tempos juntos, criem um laço efetivo e preservem isso diariamente, nem que seja por uma hora por dia, que eu tenho certeza que se sentirão importantes e amados.
 
𝓓𝓲𝓬𝓪𝓼: 
👪 Deixe bilhetinhos fofos para sua filha/filho.
👪 Presenteie sempre achar que ele/ela, merece.
👪 Elogie sempre quando ele/ela fizer algo certo. Parabenizar seu filho o faz sentir importante e admirado.
👪 Não o critique quando ele pelo menos tentou fazer algo que devia. A crítica constante deixa seu filho frustrado e cria sentimentos de insegurança, carregando marcas de decepção na vida dele. Isso não é bom.
👪 Converse, mesmo que for algo corriqueiro. O primeiro passo é ter a liberdade do diálogo, e a confiança é consequência. Seu filho precisa saber que pode conversar com você sem medo. 
👪 Não compare seu filho com outras crianças, isso gera sentimentos de insegurança, de insatisfação. Não vai fazer com que ele melhore, e sim, vai deixa-lo com sentimentos de incapacidade de ser melhor do que ele é. Comparações são extremamente vaidosas e maldosas.
👪 Não são só as crianças que cometem bullying, os pais também podem fazer sem perceber, começando com apelidos maldosos que possa constranger seu filho, ou falando sempre do peso ou de algum outro "defeito" dele, o diminuindo sempre. Tome cuidado.
👪 Dizer NÃO para seu filho/filha para praticamente tudo pode não ser saudável. Se ele te pede alguma coisa, peça para explicar sobre o pedido, a importância que pode ter para ele, e se é realmente seguro. Caso for preciso, ofereça suporte, como busca-lo/a, se for uma festa por exemplo. O NÃO pode ser um recado de "Não me importa o que você quer, é não e pronto", o fazendo se sentir menos importante para você. Explique sempre sobre a sua resposta.
 Essas são algumas das dicas que pode aproximar você mais dos seus filhos, e ganhar a confiança deles.
 
Só não esqueça de demonstrar para o seu filho/filha, a importância dele na sua vida, do amor que você sente, das suas preocupações com ele, e que ele pode e deve confiar em você, para o que der e vier.

Espero que tenha gostado, e deixe seu comentário. Se quiser dar sugestões, críticas e outros, fique a vontade.

Bye.
*╚═══❖•ೋ° °ೋ•❖═══╝*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Proibido divulgar trabalhos espirituais!
Beijos

Meus livros

Topo