Papo de jejuantes iniciantes.

em domingo, 19 de julho de 2020



Oi, gente!!!! Como está o final de semana de vocês? Todos em casa de quarentena ou descansando do trabalho, né? O importante é que esteja seguro, protegido do vírus curtindo boas companhias, se não, sozinho mas com a paz na alma. 

Então, né, foram duas semanas de jejum e eu aprendi tanto sobre jejuns, conheci mais meu corpo, os limites do meu organismo. Andei fazendo pesquisas esse sábado quase todo, além de terminar alguns trabalhos para a semana que vem, coisas do meu curso, e tentando buscar novidades para vocês. Conversei também com dois profissionais via skype sobre jejuns e eis o que me foi dito por eles.

Um dos profissionais é um nutrólogo de São Paulo que me foi apresentando por uma amiga, que disse o seguinte. Há perigos no jejum prolongado para algumas pessoas, que ele não recomenda que faça sem um acompanhamento médico. O que ele apoia é um jejum completo de até 24 horas, um dia da semana apenas. O jejum prolongado em suas palavras, o corpo deixa de converter gordura em energia, é como se você hibernasse guardando energia para a hora que fosse gastar em um determinado momento. Então ele não concorda mesmo com o jejum prolongado de jeito nenhum, é super contra!

Já outra profissional, uma nutricionista de Santana/SP, me disse que o jejum prolongado por dias é sim um pouco arriscado, mas que há meios de driblar os perigos tomando líquidos em vez de apenas de água. Por exemplo, tomar sopa ralada, sucos naturais, papinhas daquela que os bebês comem, e sim, tomar muita água porque segundo ela, quando o corpo jejua alivia a retenção de líquido e você precisa se hidratar com frequência. Ela dá mais apoio ao Jejum Intermitente, com acompanhamento médico para orientações e manutenção.

Foram muitas informações, e eu pretendo buscar mais para sempre passar para vocês. Diante do que aprendi hoje, resolvi aderir ao jejum de dois dias, e depois uma manutenção com o Jejum Intermitente. Ainda vou ver isso com a minha médica amanhã para ver o que ela acha e me recomenda, já que ela é quem me acompanha sempre nas minhas dietas.

Minha dica com minhas experiências com Jejuns

Eu me adaptei bem ao jejum prolongado, não tive problemas porque já era adepta ao jejum intermitente, então eu sugiro que se você quer fazer o prolongado comece antes pelo intermitente, assim você conhecerá melhor os limites do seu corpo.
🍏
Eu pratico o jejum intermitente há um bom tempo, e com a vida sedentária trabalhando muito sentada foi o que me permitiu fazer. Porém, uma atividade física é necessária para que sua saúde ande lado a lado com a sua estética. Se você não pode ir á academia e nem fazer caminhada, ainda mais agora na quarentena, tente subir escadas, pode ser degraus improvisados como aqueles que a gente encontra em academias. Subir escadas exercita os músculos das pernas, é ótimo para a circulação quando feito corretamente. Só não faça quem tenha problemas nas circulações, joelhos e etc.
🍉
Para algumas pessoas, o jejum prolongado pode deixar de metabolizar dependendo dos seus hábitos alimentares anteriores. Isso significa que cada organismo reage de uma maneira diferente ao jejum, como eu venho sempre falando aqui. Faça exames de metabolismo com o seu médico. Você  pode por exemplo, tomar um café puro de manhã e no restante do dia, água, no jejum prolongado, sabendo que a cafeína é ótima aliada do metabolismo. Mas ó, sem açúcar e nem adoçante!
🍓
Antes de pensar em fazer jejum, tente se reeducar na alimentação. É importante você ter consciência do que come, e ter a responsabilidade nisso. Não procure culpados para justificar seus maus hábitos alimentares, é um erro e não te ajuda em nada no processo. O único responsável pelo que você come é você mesmo! Busque sempre uma alimentação saudável, ela é extremamente importante para o equilíbrio metabólico do seu organismo. Portanto, se fizer o jejum intermitente nada de correr para o fast food, comer porcarias quando abrir a janela, independente do seu protocolo! É como voltar á estaca zero. Por isso um acompanhamento no nutricionista pode fazer toda uma diferença na sua dieta, seja ela o jejum ou não. E quem não tem condições de pagar um profissional, tem vários vídeos no youtube de profissionais que eu acho super bacana e também pode fazer um curso na modalidade EAD de nutrição para que você conheça a importância da profissão e obtenha conhecimentos na área. E ainda de quebra, você mesma ser capaz de montar seu próprio cardápio quando capaz de faze-lo.

Substitua o carboidrato por proteínas na maioria dos dias da semana, seja qual for a dieta que você fizer. Isso ajuda você a ter mais saciedade e reter menos líquidos, além de outros inúmeros benefícios. 
🍍
Mas fica aqui o alerta, não foi porque deu certo comigo que você tenha que fazer desta forma. Faça seus próprios  testes de jejum e determine pra você o que melhor seu corpo se adaptou. Sei que o jejum vai te trazer muito mais saúde! Um grande abraço, escute o seu corpo, aprenda com ele e vamos simbora pro JEJUM...!!!! 👊

P.S.: estude sobre o jejum, faça seus exames de saúde e consulte seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Proibido divulgar trabalhos espirituais!
Beijos

Topo