Temos hoje, um grande acervo de informações em relação ao limão, mas pouco se sabe da importância na sua introdução na nossa alimentação diária.
Vamos antes falar sobre as suas propriedades, que só isso, já faz a gente correr para a feira e supermercados e encher o carrinho só dessa maravilha da natureza.
O limão é pobre em calorias. Cada 100g contém aproximada 20 Kcal, e cerca de 1g a 2g de carboidrato. É rico em vitamina C, A, B, magnésio, sódio, cálcio, potássio...
Além de conter óleos essenciais na casca, hesperidina, ácido cafeico, ácido cítrico, limoneno, que são compostos bioativos que fazem o limão ser uma fruta que ajuda a melhorar a nossa qualidade de vida.
Sendo assim, o limão é antiinflamatório natural, antibacteriano, antioxidante, diurético, e ajuda a matar a fome, porque ele contém uma fibra solúvel chamada pectina, que reduz o apetite.
A vitamina C do limão, ajuda as suas células a garantir maior longevidade por ser antioxidante, e também ajuda a preservar a elasticidade e firmeza da pele, garantindo que as coisas fiquem em seus lugares por mais tempo. Porque o colágeno da pele precisa da vitamina C dessa fruta.
Além de tudo, ele também ajuda o seu organismo a melhorar a absorção do ferro dos alimentos de origem animal, como fígado, por exemplo.
A fruta também é capaz de proteger os rins, prevenindo a formação de cálculos renais, ou evitando o crescimento deles, caso você os tenha.
Então, se você tiver pedra de oxalato de cálcio, consuma limão. Por ele ter ácido cítrico, impede o crescimento dessas pedras nos rins.
O limão também é excelente para ajudar no processo digestivo. Aliás, todo tipo de ácido que a gente produz para a digestão, é muito mais ácido do que o limão. Então não fique com medo, ele não vai provocar nada desagradável ao seu organismo, nem mesmo uma gastrite nem úlcera.
E como se não bastante, minha gente, o limão sempre ajuda no processo de diurese, ele é ótimo para a retenção hídrica. Porque tem muito potássio, e só por isso, é uma fruta que não pode faltar na sua casa.
A fruta também estimula o intestino preso.
Os óleos essenciais da casca do limão, podem ser usados em difusores, para aromatizar ambientes, principalmente em casos de infecções respiratórias. Na Coreia do sul, por exemplo, existe esse hábito de usar difusores aromáticos, até mesmo nos hospitais. Há estudos afirmando que o limoneno e a hesperidina, os óleos essenciais, juntos, atuam como ansiolítico, que te ajudam a ficar mais centrada e relaxada, ajudando a prevenir a depressão, inclusive, combatendo-a, por serem calmantes naturais. Use a casca para fazer um chá, que inclusive atua como analgésico natural.
Água com limão, emagrece?
É uma dúvida muito comum, e alguns afirmam que sim. Mas, eu vou explicar a função dessa união. Antes de mais nada, a água e o limão juntos, ajudam a acelerar e potencializar o processo de emagrecimento, porém, ele sozinho não ajuda. Então, é preciso aliar essa dupla com uma dieta equilibrada e rica em fibra e ferro.
Além disso, a dupla promove uma verdadeira limpeza na língua, por ser antibacteriano natural. E ajuda você a informar ao seu cérebro que não precisa de alimentos doces, ou seja, ele tira a aquela vontade louca de comer um bombom, uma balinha, um docinho, evitando uma compulsão alimentar. Doces são verdadeiros gatilhos para desenvolver compulsão.
A água com limão é uma ferramenta excelente para restringir calorias, por dois motivos:
Você deixa de beber outros líquidos açucarados, como refrigerantes por exemplo, para tomar água com limão. E de quebra, a água com o suco do limão contém fibras, que mantém seu estômago saciado por mais tempo.
O ideal é tomar água morninha com limão, logo que você acorda. Dá para substituir o café? Dá. E ainda ajuda no intestino preso logo no começo do dia. E não coloque açúcar. Tem gente que coloca, mas não é para adicionar nada além do proposto. E isso ajuda o seu cérebro entender que não precisa de açúcares no organismo.
Então, emagrece? Sim, emagrece sim, se for feita confirme foi dito acima.
Outra dica que eu dou, é que você pode adicionar limão na sua garrafinha de água, para beber durante o dia. Assim, você mantém o seu cérebro longe do desejo por doce, além de outros benefícios, como melhora no trânsito intestinal e no processo diurese.
Dá para colocar o limão, partido essa garrafinha com água, assim sua água fica aromatizada com os óleos essenciais da casca.
Um dos grandes motivos do emagrecimento com a água e o limão, é pelo fato dessa dupla ser diurética. Faz com que você se sinta mais leve e isso ajuda a motivar você a manter uma alimentação correta e equilibrada.
Outra grande razão desse emagrecimento, se dá pela pectina do limão, que forma uma espécie de gel no seu estômago, o mantendo confortável, saciado. É como se tivesse comido algo e ainda está lá, enquanto na verdade, é esse gel, essa goma que a pectina se forma.
Quais são os contras da água com limão?
A única coisa negativa que eu posso sinalizar sobre a fruta é que ele pode estragar o esmalte dos seus dentes. Por isso, eu indico que você tomar água com limão com canudo por exemplo. Não encontrei mais nada que apontasse essa dupla com mais pontos negativos.
Eu, particularmente, adoro tomar chá de gengibre com limão. Na minha casa não pode falta, por ter um efeito diurético e antiinflamatório, além de promover um bem estar enorme. Já tomou no friozinho, quentinho? Experimenta. É muito bom e reconfortante.
Gostou? Espero que sim. Adicione mais limão na sua dieta e mantenha seu corpo com a saúde e o peso em dia.
Até mais. 🍊
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita.
Proibido divulgar trabalhos espirituais!
Beijos