Emagrecer depois dos 40

em sábado, 5 de junho de 2021

 


  A gente sabe que ao passar dos anos a dificuldade de emagrecer só aumenta, e se torna ainda mais complicado para as mulheres devido as mudanças hormonais e outros fatores. Mas o que mais influencia nessa dificuldade é a necessidade calórica do nosso organismo que vai diminuindo, ou seja, a gente precisa consumir cada vez menos as porcarias, como frituras, açúcar, fast foods e outros, e também porções dos alimentos, viu.
  Eu aprendi na dura que eu precisava me reeducar na alimentação e tive um pouco de dificuldade, mas com determinação, foco e força de vontade, e claro, a consciência de que eu precisava fazer essa mudança ajudou muito. 
  Eu sou de uma família que ama comer, e adora fazer churrasco nos finais de semana. Minhas tias que são cozinheiras de mão cheia graças à minha avó que tinha mãos mágicas na cozinha, então, sendo criada nesse ambiente é um pouco difícil pensar em dieta e fechar a boca. Morando apenas com a minha filha me deu um pouco de liberdade para decidir o que comer, quando comer e se quero comer, porém, por outro lado é necessário disciplina caso more sozinha ou com outras pessoas, pois tanto de um lado quanto do outro você vai precisar de motivação.
 

Se você mora com outras pessoas.

  Eu acredito que seja um pouco mais complicado do que quando você mora só. Quando moramos com outras pessoas tendemos a seguir a mesma dieta, porque se cozinha para todos. Fica cada vez mais difícil fugir das sobremesas, das comidas gostosas aos finais de semana, etc. Mas nem tudo está perdido.
  Faça o seu próprio horário, não almoce, ou jante com outras pessoas da casa, por exemplo. Se é você que cozinha, coma antes de todos a sua própria dieta, como aquela salada, frutas e muita água, para não sentir necessidades de beliscar. É o que eu faço 😂
 Procure se ocupar quando estiverem comendo sobremesa, ou aquele bolo que você adora, não fique por perto. 
  Use e abuse da água. Ela vai tirar um pouco o desejo de comer. Se não for o suficiente, durma, vá correr, faça caminhadas, ouça música, tudo para não pensar em comer e no que estão comendo na sua casa. 
  Durma a noite, para que não tenha recaídas abrindo a geladeira. Portanto, evite filminhos noturnos sempre que possível. 
  Não conte às outras pessoas que está dieta, para não tentarem desmotivar você. Mas se você confia que não farão isso, explique está em processo de mudanças nos seus hábitos e peça apoio. Peça que não ofereçam nada a você para não ter recaídas, e que evitem comer perto de você. Eu, sinceramente, acho uma tremenda falta de respeito quando sabem que estamos de dieta e mudança nos hábitos e a pessoa insiste em comer guloseimas ao seu lado e fica te oferecendo toda hora, muito chato isso. Eu já dei broncas uma vez em uma pessoa que fez isso.
  Alguém da casa pode querer entrar nessa com você, o que seria muito bom, então convide e evite insistir que a pessoa aceite. Uma companhia na dieta é mais do que motivacional.

Morando só ou com os filhos.

  Quando a gente mora só, ou apenas com os filhos pequenos, e até maiores na fase da adolescência pode também ser complicado. Uma parte por não entenderem a sua necessidade, outra porque podem te desmotivar, até sem quererem isso. A saída é você ter muito foco, disciplina e saber o que quer pra si. Como eu moro apenas com a minha filha, por exemplo, eu consigo manter o foco e ela super me apoia porque eu conversei muito, e ela sabe da minha necessidade de manter o peso. Então se você mora com seus filhos, explique da maneira que eles entendam que você precisa seguir um novo hábito alimentar, pela sua saúde e auto estima. Se eles forem muito pequenos, não precisa explicar, eles não vão entender bem, nesse caso apenas mantenha o seu ritmo separado do deles.

O que ajuda a emagrecer depois dos 40

  Atividade física, sempre, aliada a uma alimentação equilibrada e bons hábitos alimentares. Se você for do tipo sedentária, como eu, vai precisar repensar mil vezes antes de negar uma atividade física, viu. Como já contei aqui, fiz o JC (Jejum Completo) por 7 dias, somente com água e hoje sigo o JI (Jejum Intermitente) com LC (Low Carb) regularmente. Não tomo bebida alcoólica. Eu emagreci mais de 20kg e sigo acompanhamento com uma nutricionista.
  O meu conselho é você fazer um checkup antes de tudo, para determinar suas necessidades calóricas, o controle do seu peso, medir sua massa muscular e montar uma base dietética com uma alimentação equilibrada de acordo com as necessidades do seu organismo. Não aconselho a seguirem dietas loucas que podem prejudicar a sua saúde, uma vez que você não sabe como está o seu organismo, se tem alguma carência de vitamina e sais minerais, por exemplo, e num descuido pode causar o pior, o óbito. Se não tiver condições de contratar um nutricionista por exemplo, faça exames com um clínico só para checar sua saúde, e isso se consegue no SUS facilmente, até mesmo nutricionistas. 

  E quanto mais você fica velhinha, mais precisa fechar a boca para porcarias gordurosas, açucaradas e DESNECESSÁRIAS. Se não dá para cortar, pelo menos diminua.
   
  Atualmente eu sigo o protocolo de 12 horas no JI pois peguei uma gripe que me derrubou de jeito e me deixou de cama por três dias, então nem posso pegar pesado na dieta. Ordens da minha nutri, ela é bravinha... Tomo muita água, evito glúten, carboidratos, açúcar, etc e abuso muito de hortaliças, que aliás, de alguns meses para cá eu ando investindo em horta suspensa, e está sendo bem terapêutico para mim, além de divertido para passar um tempo com a minha filha mexendo com terra, sementes, etc, e ela adora essas coisas. Estou tentando manter o peso que conquistei, mas o ponteiro da balança oscila às vezes. Faço atividade física em casa, ainda estamos em quarentena e evitando o máximo de sairmos e receber visitas. 

  Como eu falei, uma nutricionista me acompanha sempre, então isso também ajuda em todo o processo na mudança de hábitos além de te motivar. É um apoio importante, mas também é bacana receber esse mesmo apoio da família e dos amigos, faz uma enorme diferença.

Então...

  • 🏃 Faça atividade física
  • 💪 Musculação e crossfit ajudam muito a modelar o corpo em qualquer idade.
  • 🍏 Mudança na alimentação
  • 🕒 Jejum Intermitente seguindo protocolos com cuidado
  • 🍈 Dieta cetogênica, onde o foco é o consumo de gorduras boas
  • 🍞 Low Carb
Tudo isso ajuda na perda de peso depois dos 40, mas com a ajuda de um profissional para monitorar todo o processo com cuidado, ok?

Foco, fé e tudo é possível! 👌

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Proibido divulgar trabalhos espirituais!
Beijos

Topo