A manutenção do organismo nas dietas é importante.

em terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 


  Eu tenho falado muito sobre isso durante as postagens sobre o JI e o JP. Nos meus intervalos entre os dois, eu procuro equilibrar a dieta consumindo maior quantidade de calorias sadias possível, além de nutrientes e fibras. Faço uso de suplementos que foram indicados pela nutricionista. O meu organismo precisou suprir as necessidades de vitaminas, minerais e outros, mas isso não me tira a responsabilidade de ter uma dieta equilibrada, que faz parte dessa manutenção e é tão importante quanto os suplementos. Como tenho sempre falado aqui, o que funciona pra mim, pode não funcionar para você, e isso vale pra tudo na vida. 
 O meu peso atual está dentro da minha meta aproximada, e não estou mais perdendo peso, porém, estou conseguindo manter e às vezes algumas gramas são eliminadas, pouco a pouco. Minha saúde está melhor. Estive internada esses dias por causa de uma gripe, e havia suspeita de covid, já que minha febre persistente apontavam para alguma infecção, e no fim, havia uma bactéria no pulmão e a suspeita de covid caiu por terra depois de alguns exames. Fiz todo o tratamento, recebi alta e voltei com tudo para as atividades no nível moderado, já que faz pouco tempo que sai do hospital. Agora, estou 100%.  E se estiver me perguntando se as minhas dietas feitas facilitaram para a bactéria se alojar no meu organismo, eu acredito que sim, já que meu sistema imunológico quebra com a falta de alguns nutrientes. Imagina, eu fiquei semanas tomando apenas água, depois fui para o JI, consumindo apenas duas refeições e depois uma, por dia. Mas isso não quer dizer que vá acontecer com você também. Por isso, ressalto, tenha um acompanhamento no nutricionista e pesquise muito, mas muito mesmo antes de fazer qualquer que seja a dieta que escolha.
  E para quem não sabe, existe a dieta da manutenção, que vou explicar sobre ela
  O que você precisa saber primeiro, é que essa dieta não é para emagrecer, nem engordar, mas para ter mais qualidade de vida. Se você anda com cansaço, fadiga, desânimo entre outros mau estares, ou simplesmente quer fortalecer o seu sistema imunológico, essa dieta é sensacional. Mas como ela funciona? Calma... eu chego lá.
 Na maioria das vezes, ela é considerada como um segundo passo nas dietas, após mudanças na massa muscular, que foi o meu caso. E toda dieta precisa ser feita ao lado de um nutricionista, com orientações profissionais. Este profissional avaliará o seu estado nutricional e estabelecerá um plano alimentar de acordo com as suas necessidades. No caso da dieta de manutenção, o nutri calculará a necessidade energética bem como com a quantidade de macro e micronutrientes necessários para manter a saúde.
  O primeiro passo nessa dieta é a reeducação alimentar e dos hábitos. Uma vez que a alimentação passará a ocupar um lugar de prioridade para quem passa a seguir a dieta. Isso estreitará as suas relações com os alimentos, podendo descobrir novas sensações, sabores, preparações, tudo dentro do seu plano alimentar. Como em todas as dietas, existe algumas desvantagens, entretanto, são a ansiedade e frustração; a primeira quando a pessoa passa a consultar a balança rotineiramente e se assusta com a perda ou ganho de peso; e a segunda quando não é possível manter o peso e é necessário readequar o plano alimentar, até ajustar de forma perfeita para os seus objetivos.
  As restrições alimentares na dieta de manutenção existem de acordo com o objetivo de cada pessoa, mas, de uma forma geral, a principal restrição é em a relação à quantidade de alimentos. Vale ressaltar que existe outros aspectos que podem levar as restrições, que é o caso de diversas patologias, como diabetes (no que diz respeito aos açúcares), pressão alta (controle no consumo de sal e sódio), alergias alimentares e etc...
 Uma das principais dificuldades de manter qualquer dieta que você escolha, é a paciência e persistência. Hoje em dia somos bombardeados com diversos alimentos muitos saborosos, mas infelizmente, não tão nutritivos, sendo necessário a prática da leitura da rotulagem nutricional para a escolha adequada dos alimentos.
  Como na maioria das dietas, o equilíbrio é o grande segredo. A pessoa deve se conhecer, ter a ciência do corpo para os momentos considerados fora da rotina, evitando por exemplo, os exageros. Além disso, é importante sempre dizer ao nutri os alimentos que gosta e desgosta de comer, ajudando nas estratégias para o ajuste dos hábitos alimentares. É essencial ter uma relação sincera com esses profissionais.
  Para manter o peso ideal, não vale apostar cegamente nos planos alimentares. Há a necessidade de associar a alimentação aos exercícios físicos, fazendo a união do que os profissionais da área chamam de "casamento perfeito".
  Então, resumindo, você precisa de um profissional para ter a manutenção adequada ao seu organismo, sim senhora! (Ou senhor...).
  
 Gostaria de dizer para as minhas "manas" e manos" do blog que estão buscando formas de emagrecer para não desanimarem. Não é só questão de aceitar o corpo, como tentam enfiar na nossa cabeça nas redes sociais. É questão de saúde, bem estar, se sentir bem com o próprio corpo. Dizem por aí que aceitar o corpo facilita. Mas no meu caso, nunca facilitou. É triste ver uma roupa numa loja e ficar enamorando, mesmo sabendo que não ficará bem ao seu corpo. Então, você não compra e opta por uma roupa com um modelo plus size. Não que isso seja ruim, de jeito maneira. É aquela coisa, você tem escolhas, e você pode e é capaz de ir atrás dessas escolhas, e o primeiro passo é sempre buscar um profissional, e eu aprendi isso às duras penas. Sim, aceite seu corpo, porque é ele que te faz viver e vivenciar suas emoções pessoais, mas não aceite suas dificuldades de se amar por inteira, sabendo que há alternativas de mudar isso. O amor próprio começa quando você se cuida, se respeita, se colocar em primeiro lugar quando a questão é saúde e bem estar. 

Até mais, e força, sempre! 👊

simplificandooamor.2013@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Proibido divulgar trabalhos espirituais!
Beijos

Topo