Superando uma separação Parte 3

em terça-feira, 19 de novembro de 2013


É muito importante a gente se auto-conhecer nessa fase. Saber se estamos no nosso juízo perfeito. Há pessoas que extrapolam, acabam criando uma situação desagradável com o ex, causando problemas, pagando mico, e isso pode ser definitivo pro bofe não querer olhar pra  sua cara. Cuidado!
Se você começar com a fase do desespero, procure viajar ou ocupe o seu tempo livre, não deixando espaço nem mesmo para os pensamentos. Faça academia, algo novo, mas não fique em casa caçando um jeito de chamar a atenção do seu ex, não faça isso. 

Quer chamar atenção? Suma. Não dê notícias. Suma das redes sociais, da roda de amigos. Faça isso. Nesse sumiço, mude o visual, paquere outros gatos se quiser, eleve sua auto estima. Quando estiver se sentindo poderosa, reapareça, coloque fotos que mostre que você está ótima, feliz, superada e arrasando. Vai deixar o bofe de queixo caído e se perguntando por que terminou com você. Faça ele perceber o que perdeu.

E vamos fazer uma outra análise?
Você conhece realmente seu ex? Você pode defini-lo com 3 palavras com toda a sua certeza?
As vezes achamos que conhecemos uma pessoa, mas costumo dizer que a gente só conhece realmente quando o relacionamento termina, isso porque testa o limite dos dois, a insegurança e o orgulho. Até onde um vai pelo outro, e se realmente houve um sentimento mútuo da parte dos dois ou foi fogo de palha.
Faça essa análise de forma que você entenda com quem estava, se tudo foi real, se em nenhum momento você criou expectativas demais imaginando que fosse um príncipe encantado enquanto na verdade era um sapo. Defina por sí, se o seu ex estava realmente com você ou somente você estava presente neste relacionamento. Seja realista. Seja honesta com suas respostas.

Depois dessa análise, decida se ama a pessoa de antes ou de agora. O mais importante desse trérmino de relacionamento é você entender através de outro ângulo as coisas que viveram juntos, é como assistir um filme. E você passa até a lembrar de coisas que passaram despercebidas e tenta entender coisas que achava que havia entendido antes. Mas cuidado com essa análise te fazer crias expectativas de um retorno.
Se quer voltar com o ex, é preciso entender os motivos do término. Se você errou, aprenda, e se reafirme com isso. Não viva o luto esperando ele voltar, apenas siga seu caminho como se nunca o tivesse encontrado. E mais uma vez, se OCUPE. 

O ex pode estar com outra pessoa, é um direito dele, tente aceitar essa possibilidade e encontre alguém para você também sem se sentir culpada. Ele não está com você, então está livre para viver novos amores, uma vida nova, um recomeço!

Cris







Superando uma separação Parte 2

em sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Iniciei falando da fase de luto no post anterior, de como reagimos a uma separação. E quanto mais a gente
entender o que acontece nessa fase, mais fácil de superar.

Nessa fase é comum a gente se culpar, ter a auto estima baixa, sair feito doido atrás de notícias da pessoa,o ciúme vir tomar conta em vez da gente entender que não fazemos mais parte da vida dela. E são os piores erros, principalmente hoje em dia com a era da informática. As redes sociais são recheadas de informações, mesmo que não tenha mais a pessoa em seu facebook acaba descobrindo algo no perfil de outra pessoa. Não é aconselhável sair em busca dessas notícias, além de não trazer ele de volta ainda vai te deixar mais chateada. 
Esse é o momento de reflexão, e não de teimar sem antes entender de fato porque terminaram. Entenda o que aconteceu, os motivos que levaram ao rompimento de vocês. Compreenda que houve um desgaste emocional, ele/ela estava insastifeito e quis outra coisa pra vida dele. Sei que é muito doloroso essa reflexão, mas é necessário.

Algumas pessoas tendem a sair atrás da pessoa, liga várias vezes, mandam sms,  e-mails, tentam reverter a situação de todo jeito. Se tem intenção de fazer a pessoa sentir sua falta, esse é o caminho errando...  Dê um tempo.É para dar mesmo!! Sei que vai sentir uma vontade tremenda de ligar para ouvir a voz dele, de dar um jeito de vê-lo mesmo de longe. Mas concentre-se em si mesma, na sua vida, nas suas coisas. Esse momento é só seu, para se auto conhecer. Desabafe com alguém, esteja sempre em companhia dos amigos, da família, dos colegas de trabalho, procure não ficar sozinha por muito tempo.
E nada de ficar vendo fotos, fuçando o facebook, ouvindo músicas que seriam a trilha sonora de vocês. Se ocupe, isso faz bem e só traz benefícios para a sua mente.

Na segunda semana é importante, pois a primeira se foi e vocês não se falaram, não reataram, então é quase definitivo que não tem volta. Então vamos superar. Para não ter a segunda semana de luto, eu recomendo que faça mudanças.
Se livre de tudo que lembre o ex, fotos, músicas, objetos, presentes. Se não tem coragem de desfazer dessas coisas, arrume uma caixa de papel mesmo, e coloque tudo dentro. As fotos do celular repasse para um dispositivo e guarde nessa caixa. Não deixe nada ao alcance dos seus olhos. E essa caixa, coloque em algum lugar onde você não tenha muito acesso, podendo até ser no armário dos seus pais ou irmãos, pedindo que eles não deixem que você chegue perto. E quando estiver preparada, se livre, jogue fora.

O mais importante dessa etapa, é você dar adeus ao passado, deixar ele onde deve estar, lá atrás e fazer um novo começo na sua vida. Faça novos cursos,  mude de casa, viaje, corte ou tinja o cabelo, compre roupas novas, fique linda, cuide de si. Conheça pessoas novas! Faça um balanço na sua vida, decida suas novas prioridades, veja as vantagens de estar solteira como a de ter mais tempo para os amigos, para os seus projetos e ainda, de conhecer uma pessoa interessante.

E coloque no papel os erros que você possa ter cometido no relacionamento rompido e guarde na sua agenda, para se lembrar de não comete-lo mais.

Ellen

Superando uma separação Parte 1

Devido ao grande número de pedidos para que eu desse dicas sobre separação, superar e tudo mais, resolvi fazer 7 passos especiais nesse assunto, para ajudar, compartilhar experiências e o mais importante, entender e resolver essa fase.


Hoje vamos então compreender melhor essa fase. Quando rompemos uma relação sempre ficamos em choque mesmo que fosse o esperado. Levar um fora, ser rejeitado ou sei lá como você define isso é sempre doloroso. O que acontece é que mesmo você desejando essa separação vai sentir no peito as facadas.


O amor as vezes nos prega peças. Durante o relacionamento é sempre importante manter o diálogo, a amizade, a cumplicidade, enfim, o respeito, se faltar um desses itens o relacionamento fica em desenquilibrio e a conexão entre os dois fica difícil, e começam as cobranças, as insastifações, os medos e as dúvidas. E começa a cogitar a possibilidade de uma separação. A maioria dos casais antes de decidirem pela separação agem de duas formas: O afastamento e ou pede um tempo.

Quando um se afasta, deseja que o outro sinta sua falta e perceba o que precisa ser feito, mudado. Ou que ele não tem coragem de terminar e acha que é melhor a outra pessoa tomar essa decisão. Isso acontece mais com os homens, quando estão insastifeito com o relacionamento começam a se afastar no início, podendo dar mais atenção ao trabalho, aos amigos e até a família, se tornando ausente para que a outra pessoa se canse e termine, e por que isso? Por que se ele terminar a relação há um risco gigantesco da mulher chorar, fazer drama, grudar nele que nem carrapato pedindo pra ele voltar.

O mesmo quando pede um tempo. Quem pede um tempo, talvez espera que a outra parte tome a iniciativa, mas há um lado interessante. Aquele que em vez de terminar pede esse tempo é porque tem medo de perder a pessoa por definitivo e dá uma sensação de que ainda tem a pessoa, um certo poder sobre ela ainda, e quando quiser a terá. 

O que acontece depois que se separam? É muito difícil para ambos a separação, é uma decisão bastante arriscada eu diria. Um pode perder o outro para sempre com isso, não tendo volta. Para as mulheres isso é mais intenso, porque somos mais sensíveis a assuntos que envolvem sentimentos, mas os homens também ficam bastante abalados com a separação. 

Daí se dá a crise de inconformações, se pergunta o que fez de errado, ou porque não agiu como deveria, fica se culpando, relambrando detalhes da relação, e fica tudo muito doloroso, você se acaba, entra em depressão e em guerra com todo mundo. O problema é a incapacidade de lidar com perdas, rejeições, e torna tudo mais complicado, não consegue superar e nem mesmo se conformar com tudo. Depois vem a saudade, você sente falta do sorriso, do abraço, de tudo o que viveram e chora absurdos durante a noite e de dia é quase impossível se concentrar no trabalho. Fica dias sem comer, sem dormir e por ai vai.

É preciso esse tempinho de "luto", é natural e faz bem quando não passa de duas semanas. Cada um lida da sua forma esse momento, alguns viajam, estudam, mudam de cidade, emprego, mudam o visual, mas todos temos esse tempo de luto para nós. 

Se você está passando por isso, chore, esse momento é seu, só seu, e saiba que isso vai passar, tudo passa!
Se recolha, fique em seu casulo, quietinha. Visualize o entardecer como uma despedida desse sentimento de abandono e ao nascer do sol, o seu recomeço!


Ellen

Esquecendo o ex, a ex.

em terça-feira, 12 de novembro de 2013

Não existe fórmula mágica para esquecer uma pessoa, dependendo da forma como foi o relacionamento e como terminou as coisas podem ser mais difíceis. Mas segundo especialistas em relacionamentos, a primeira coisa a fazer é não ficar relembrando o tempo todo, ficar vendo fotos, ouvir músicas que relembrem a pessoa.
Não sou a pessoa mais indicada para dizer o que fazer, como fazer, sei o quanto dói isso, mas umas dicas que sigo que são boas é de começar a sair, conhecer pessoas novas, fazer um curso, mudar de endereço, realizar antigos projetos e tentar ao máximo não pensar na pessoa. Se algo te faz lembrar o ex coloque uma música bacana que levanta a poeira, a que gosto de ouvir é da Rihanna, Take a Bow... levanta qualquer auto estima, tente!

Agora se deve ou não ficar com outra pessoa para esquecer o ex, isso vai de cada um, não acho legal usar uma pessoa para substituir a outra, tapar o sol com a peneira pode não dar certo e ainda pode magoar a pessoa. No meu caso não aconselho, é ruim demais. Já me usaram pra isso e a sensação é horrível.

Sabemos que as vezes, ou quase sempre, você se deita e começa a pensar no ex, lembrando de como era bom e começa a se perguntar o porque não deu certo, o que podia ter feito para que não acabasse assim, e fica achando coisas que talvez não exista, se culpando onde não foi culpada. Se não deu certo é porque algo faltou na relação, não se encaixavam mais, houve um desgaste emocional da parte de um e emoções demais do outro. Dê um tempo. As vezes o término não é definitivo se souber usar a cabeça direito.
Use esse tempo para você. Se cuide, mude o visual, sorria para si mesma e sacode a poeira.

Imagine que na esquina pode estar esperando por você um homem bacana. Terá mais chances de encontrar alguém que te faça realmente feliz, é só se dá essa chance. Dê essa chance a si mesma.

Se tem um ditado que pode servir de consolo que eu uso sempre desde os meus 16 anos é: "Se não pode estar com quem ama, ame a quem está você"

Ellen

Meus livros

Topo